Big Data e o seu papel nas empresas

Big Data é um conjunto de dados complexos que chegam em grandes volumes e são armazenados remotamente, esses dados podem ser interpretados e analisados para gerar estratégias e garantir melhores decisões para as empresas. Por meio dessas análises, plataformas como Netflix, Spotify e até McDonald's conseguem interpretar o comportamento do seu público e identificar suas preferências. Com esse conhecimento gerado pelos dados, as empresas conseguem aplicar de maneira assertiva e estratégica seus investimentos e gerar resultados eficientes. Essa base pode ser aplicada em diferentes segmentos e já está presente em várias áreas, se tornando um fator determinante para garantir a longevidade dos negócios e até a base de muitas marcas para iniciar suas atividades. O Big Data é um avanço significativo na previsibilidade de tendências, se tornando um fator importante para pesquisas de mercado e insights. De acordo com o estudo elaborado pela Associação Brasileira das Empresas de Softwares (Abes), em parceria com a consultoria IDC, o uso de dados no Brasil gerarão R$14,9 Bilhões este ano, com a maior parte do recursos destinados à aquisição de soluções de big data e analytics, com aumento de 6,4% nos investimentos em tecnologia da informação e telecomunicações (TIC). Nos últimos anos a utilização do Big Data e a evolução desse método se tornou ainda mais acelerada e urgente, acompanhando o crescimento dos dados e pelo avanço da tecnologia digital, estimulado pelos novos hábitos de consumo e costumes e ascensão dos e-commerces, aplicativos, redes sociais que influenciam no uso e na necessidade de uso do Big Data.
  • Acessos 85