Chegada do metaverso pode mudar tudo o que conhecemos sobre interação
O mundo está cada vez mais próximo da inclusão de realidade aumentada, inteligência artificial e experiências em 3D no dia a dia. Chamada de metaverso, essa nova realidade está cada vez mais próxima de pessoas e empresas que procuram diferentes formas de se inserir em um mundo virtual que seja tão realista quanto o mundo real.
Por conceito, o metaverso envolve a criação de um mundo virtual ou aumentado a partir de inspirações do mundo real ou de um mundo totalmente imaginário. No que diz respeito à tecnologia, é necessário conhecimento não só para sua criação, mas também para a manutenção deste universo, que deve estar em constante mudança e interação com o público.
Já inserida neste novo universo, a especialista em transformação digital e inovação, HZero, oferece aos seus clientes o suporte necessário para a criação e disponibilidade de ambientes virtuais como os propostos pelo metaverso. “Nossos serviços de cloud computing, processamento de dados, conectividade e integração são complementares e podem ser amplamente utilizados como estruturas base para a criação de um ambiente de metaverso”, disse Guilherme Souza.
A popularização e os diversos investimentos que estão sendo feitos para a pesquisa, descoberta e implementação deste meio gera impacto direto no que, hoje, conhecemos de interação social. No metaverso é possível promover não só o contato, mas também o encontro de pessoas em um ambiente virtual, possibilitando diferentes formas de interação e tornando a conectividade de pessoas geograficamente distantes mais interessante e acessível. Sem contar no acesso a conteúdos de maneira mais rápida e fácil. “As interações terão espaço para se tornarem mais complexas e enriquecidas, uma vez que a tecnologia permitirá a criação de mundos totalmente virtuais e personalizáveis”, completou Guilherme.
Apesar da atual onda de popularização do metaverso, é preciso entender que ainda existem muitos desafios relacionados à área, como maior acessibilidade e disponibilidade da tecnologia capaz de permitir a criação de avatares únicos e personalizados, compras e visitação em ambientes totalmente digitalizados e diferentes experiências, permitindo não só a criação, mas também a interação do ambiente com o público, já que este é o ponto chave do metaverso, proporcionar uma experiência de qualidade.
Apesar das incertezas que ainda permeiam o meio do metaverso, é possível afirmar que a não inclusão do metaverso no dia a dia empresarial pode ser vista como um atraso. O acesso a diferentes tipos de experiência chamam a atenção do cliente e não demonstrar interesse no avanço da tecnologia pode acabar deixando muitas empresas para trás. As empresas que não estiverem preparadas para oferecer um ambiente virtual competitivo podem enfrentar dificuldades para sobreviver no mercado.
Para além da popularização, vale ressaltar que a implementação de realidade aumentada, inteligência artificial e todos os detalhes que caracterizam o metaverso não são exatamente baratos, por isso investimentos na área são tão importantes para o desenvolvimento de software e hardware necessários para a criação e oferecimento de ambientes virtuais enriquecidos e personalizados por parte das empresas.
- Acessos 114